fbpx

Quer saber mais sobre
nossos produtos e serviços?

Retornaremos em breve pra você.


    Paisagismo São Lourenço

    Blog



    Você sabia que as plantas também ficam doentes?

    Bullet admin Bullet3 27, julho de 2022

    Aprenda a identificar os sinais e a como tratar as suas plantas

    Quem nunca deixou alguma planta morrer, ou nunca ouviu um amigo comentar que não consegue manter nenhuma planta viva? Isso acontece pois as plantas também ficam doentes, abaladas e tem necessidades específicas, que variam de acordo com cada espécie, e até mesmo de cada planta individual.

    Por isso, é preciso cuidar e olhar com atenção, pois a sua plantinha pode estar passando por problemas, necessitando adubo, precisando de mais ou menos sol, pode estar com alguma praga ou muitas outras situações.

    Para te ajudar a cuidar melhor dela, trouxemos aqui algumas informações sobre os principais tipos de doenças que acometem as plantas para que você saiba como identificá-las e tratá-las.

    Observe de perto e preste atenção

    Quando se tem plantas, sejam elas de dentro ou de fora de casa, em vasos ou em jardins, é preciso ficar muito atento para qualquer sinal de doença. Por isso, é preciso sempre observar as suas plantas e prestar atenção para qualquer sinal de diferença, que possa identificar que a sua planta esteja doente.

    Quando for cuidar das suas plantas, lembre-se de olhar bem as folhas, caules, flores e o solo, veja se tem algum sinal de diferença, alguma alteração de coloração, manchas, crescimento anormal, ou até mesmo se consegue identificar algum parasita andando nas suas plantas.

    Fungos

    Existem diversos tipos de fungos que podem atacar as plantas e deixá-las doentes. Inclusive os fungos são responsáveis por mais da metade das doenças em plantas domésticas.

    Eles podem causar diversas alterações, principalmente nas folhas, como verrugas, manchas e ondulações. Os cuidados são variados, e pode incluir a poda da área afetada. Porém, no caso de fungos, o ideal é sempre procurar um especialista para adotar a melhor medida.

    É importante ressaltar que os fungos sobrevivem mesmo sem as plantas, portanto a terra também fica contaminada e pode adoecer qualquer planta que entre em contato com ela. Por isso, apenas retirar a planta infectada e jogá-la fora, mas não tratar a terra pode acabar destruindo outras plantas que você venha a plantar.

    Nematelmintos

    Os nematelmintos são seres microscópicos, que não podem ser vistos à olho nu, e que quando infectam uma planta podem até mesmo destruí-la. Entre os principais sintomas de uma planta infectada estão o amarelamento das folhas, demora de crescimento, podendo até mesmo a planta começar a se deteriorar ao invés de crescer, além da ausência de resposta à fertilizantes.

    O tratamento é variado, pode ser utilizado fumigantes no solo, ou pode-se utilizar água fervendo para matar os invasores.

    Falta de nutrientes

    O solo, quando não é bem preparado, pode não ter todos os nutrientes que a planta precisa para se desenvolver de forma saudável. Os sintomas normalmente se apresentam nas folhas. Listamos abaixo os principais nutrientes e quais os sintomas quando estão em falta.

    Cálcio – As folhas novas quando estão nascendo ficam muito enrugadas e sem muita cor.

    Ferro – As folhas novas já nascem amareladas

    Enxofre – a planta fica com dificuldade de se desenvolver, as folhas novas ficam com partes amareladas e pequenas

    Magnésio – As folhas perdem a cor e ficam mais pálidas, podendo até mesmo cair sem motivo aparente

    Potássio – As folhas da sua planta afinam, e comecem a aparecer diversos buraquinhos pequenos

    Nitrogênio – A falta de nitrogênio faz as pontas amarelarem a partir das pontas

    Fósforo – A folha fica amarelado e morre rapidamente

    Quando identificar a falta de um nutriente em sua planta, adicione adubos, seja diretamente na terra, ou como parte da sua irrigação

    Falta ou excesso de Sol

    O Sol é vida, mas como tudo na vida em excesso pode fazer mal para algumas plantas. Cada planta precisa de uma quantidade específica de luz e calor, caso tenha falta ou excesso deles, ela pode não se desenvolver adequadamente.

    A falta de sol faz com que a planta demore mais para se desenvolver, deixa suas folhas mais finas, além de a planta produzir menos aromas. Já o excesso pode queimar as folhas, ou até mesmo as raízes, impedindo que elas absorvam nutrientes no solo e causando a morte da planta.

    Falta ou excesso de água

    Assim como o sol, a água é um item indispensável para o desenvolvimento da sua planta, porém precisa ser dosado de acordo com a necessidade certa dela, sem falta e sem excesso.

    O excesso de água pode fazer com que o solo apodreça matando a planta, e mesmo quando isso não acontece, a água pode impedir a entrada de ar, o que não permite que a planta absorva os nutrientes que precisa. Já a sua falta pode deixar a sua planta murcha e ressecada.

    Poste foto das suas plantas e marque as redes sociais da Paisagismo São Lourenço! Ah, e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo para que todos saibam como cuidar das suas plantinhas para que não fiquem doentes.


    Titulo



    Deixe Seu Comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





    © Copyright 2015 Paisagismo São Lourenço - Todos os direitos reservados