O poder das plantas medicinais
 |
admin |
|
|
 |
9, agosto de 2018
|
Elas são ricas em nutrientes que combatem doenças, mal-estar e outras indisposições. E o melhor de tudo, podem ser cultivadas em casa, no nosso jardim.
Cultivar plantas e flores, de qualquer tipo, já é uma arte naturalmente terapêutica. O trabalho da terra, a semeadura, o cuidado diário e a alegria com o crescimento, tudo isso alegra o nosso dia e melhoram o nosso humor. Mas existem algumas espécies que possuem propriedades medicinais, algumas delas já são até utilizadas em nossa medicina convencional, para melhorar o resultado de tratamentos.
A hortelã, por exemplo, muito conhecida por ajudar na digestão, reduzir a fadiga e auxiliar no alívio de dores, possui propriedades medicinais que contribuem, segundo estudos, na prevenção do Alzheimer. O agrião, anti-inflamatório natural das vias respiratórias, possui poder diurético e age também contra a nicotina. As folhas de alfazema ajudam no combate à falta de apetite e insônia, além de inflamações na bexiga.
São inúmeros os exemplos da lista, que ainda incluem a erva-cidreira (relaxante natural), o alcaçuz (para crises de tosse), a babosa (aloe vera), o capim-limão (analgésico e tratamento gastro-intestinal) e a carqueja (anti-inflamatória). Mas sabe qual o melhor de tudo isso? Elas podem ser cultivadas no jardim de casa.
A natureza é fascinante. E se as plantas nos ajudam a viver bem e melhor, seja pela terapia do cultivo, pela beleza que encanta ou pelas propriedades que possuem, não há motivos para não tê-las por perto. Então, se você ainda não tem um jardim, é hora de começar!
Deixe um comentário