Vai viajar? Saiba como cuidar das plantas quando estiver longe!
 |
admin |
|
|
 |
27, dezembro de 2023
|
Viagem e cuidados com as plantas:
Começo do ano, férias, aquela vontade de viajar, mas imaginar perder todas as plantas não é nada feliz, não é mesmo? E isso não precisa acontecer.
Existem técnicas e jeitinhos de fazer com que as suas plantas não sofram com a falta de rega. Separamos nesse artigo cinco dicas de como mante as suas plantas bonitos e saudáveis para não levar susto quando voltar de viagem! Continue a leitura e saiba mais.
Como cuidar das plantas quando viajar?
As melhores formas de cuidar das plantas quando viajar depende alguns fatores, como qual o tipo de planta, qual a necessidade solar e de água de cada espécie, e claro, quanto tempo a sua viagem vai durar.
Considerando esses pontos, as opções são:
Rega por capilaridade
A capilaridade nada mais é que uma vasilha larga e baixa com bastante água e barbantes que saem de dentro da vasilha e chegam na terra das plantas. No entanto, vale ressaltar que essa técnica não é válida para todos os tipos de plantas, já que a quantidade de água transportada da vasilha para os vasos é muito baixa.
A opção é boa para cactos e suculentas, plantas que não necessitam de uma grande quantidade de água para manutenção.
Mas não se esqueça: feche a vasilha com uma tampa, assim você evita a proliferação de mosquitos da dengue.
Folhas de jornal
Umedeça generosamente folhas de jornal e coloque-as em cima da terra ao redor da planta. Além de serem ótimas protetoras do solo, as folhas de jornal ajudam a manter a terra úmida. Incluir cascas de árvores e pedras em cima do jornal também auxilia a deixar as folhas molhadas por mais tempo.
Garrafa de água de cabeça para baixo
Para as plantas que necessitam de mais regas, encha uma garrafa e crave-a de cabeça para baixo na terra do vaso. No caso de garrafas PET, faça um furo na extremidade inferior, que ficará virada para cima, para não criar vácuo e permitir que a água saia devagar, molhando a terra aos poucos.
Gotejadores
Em lojas de jardinagem, há diversas opções de gotejadores, com diferentes capacidades de armazenamento e vazão, chegando a garantir autonomia na rega por até 20 dias. Embora essa seja uma opção mais cara, o investimento é válido no caso de longas viagens.
Proteja as plantas do sol
Embora não seja o ideal, as altas temperaturas e a grande incidência de sol não tem sido grande aliada da saúde das plantas. Por isso, ao viajar, opte por deixá-las em ambientes de meia-sombra. Dessa forma, qualquer das opções de rega irá funcionar.
Conte com a Paisagismo São Lourenço para criar projetos de paisagismo no seu ambiente!
Consulte o nosso portfólio e adquira os melhores produtos para o seu jardim.
Acompanhe as nossas redes sociais!
Deixe um comentário