Vaso ideal: saiba como escolher e o que ele pode fazer pela sua planta!
 |
admin |
|
|
 |
25, outubro de 2023
|
Você já teve aquela péssima experiência de trocar uma planta que está linda e saudável de um vaso para o outro e, de repente, a plantinha não estar mais tão bem assim? Isso pode acontecer justamente porque algumas plantas não são ideais para tipos de vaso.
É pensando nisso que separamos um pequeno guia para que você saiba qual o vaso ideal para cada tipo de planta. Continue a leitura e saiba mais!
Vasos de barro
Os vasos de barro facilitam a circulação de oxigênio pelas raízes, evitando o apodrecimento e estimula o desenvolvimento da planta. No entanto, nem todas as plantas são indicadas para esse tipo de vaso.
As plantas que conseguem reter líquido, por exemplo, são as suculentas e os cactos. Isso porque os vasos de barro são porosos e, portanto, retiram muita umidade do solo.
Vasos de plástico
Os vasos de plástico são ideais para o plantio de samambaias, marantas, antúrios, peperômias, jiboias, begônias, pileas e uma grande variedade de espécies. O maior cuidado com esse tipo de vaso é em relação a sua exposição aos raios solares, que pode ressecar o material e até queimar as raízes das plantas.
Por isso, uma dica valiosa é deixá-los em locais com baixa incidência de sol e em ambientes fechados.
Vasos de cimento
Assim como os vasos de barro, os vasos de cimento são indicados para o plantio de cactos e suculentas, ou ainda plantas que lidem bem com a sua umidade. O problema dos vasos de cimento tem relação a dificuldade para limpeza e ao fato de serem muito pesados, o que dificulta movimentação.
Vasos de cerâmica esmaltada
Este modelo de vaso também é conhecido como vaso vietnamita e é indicado para o plantio de árvores frutíferas ou arbustros.
Onde encontrar o vaso ideal para sua planta?
Na Paisagismo São Lourenço, você encontra o que você precisa para o seu projeto de paisagismo!
Consulte o nosso portfólio e adquira os melhores produtos para o seu jardim.
Acompanhe as nossas redes sociais!
Deixe um comentário