fbpx

Quer saber mais sobre
nossos produtos e serviços?

Retornaremos em breve pra você.


Paisagismo São Lourenço

Blog

Imagem ilustrativa com alimentos e plantas comestíveis.

Plantas Comestíveis

Bullet admin Bullet3 26, julho de 2023

Saiba como incrementar o seu dia a dia com pratos nada convencionais!

Você já deve ter ouvido um papo de que anjo come rosas, ou que veganos vivem de plantas… Mas e se eu te contar que algumas plantas deixam a convencionalidade de lado e se tornam um verdadeiro manjar no seu prato?

Além de terem sabores deliciosos, incluir plantas na sua alimentação pode trazer uma série de benefícios para a saúde, além de serem uma opção mais econômica para o dia a dia. E aí, bateu a curiosidade?

Continue a leitura e saiba mais!

O que são plantas alimentícias não convencionais (PANCs)?

As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são plantas e flores normalmente utilizadas para incrementar a decoração, no entanto, possuem partes que são totalmente passíveis de estar no seu cardápio. Elas apresentam benefícios nutricionais e medicinais. Além disso, elas podem ser cultivadas em casa.  

Ainda que exista a crença de que podemos plantar qualquer coisa em nossos solos que irão ter boa colheita, a história é um pouco diferente com as PANCs, pois, como estamos em uma país tropical, os cuidados devem ser no sentido de observar quais as plantas gostam mais de ambientes de úmidos e quentes.

Para quem tá na região Sul e Sudeste, por contarem com estações mais marcadas, inclusive o inverno, a restrição não é tanta, já que algumas plantas se adaptam – e até preferem – o clima seco e frio, normal dos meses de inverno.

Quais as plantas alimentícias não convencionais para se ter em casa?

As principais plantinhas alimentícias para se ter em casa são:

Peixinho-da-horta

O peixinho-da-horta tem esse nome justamente porque quando empanado e frito, tem sabor e textura de um peixinho mesmo. Essa plantinha é normalmente usada para forrações de canteiros, mas é preciso estar atento quanto ao seu cultivo: ele não é muito fã de calor, por isso, prefere regiões em que o clima é mais ameno, como Sul e Sudeste.

Vinagreira-roxa

Mais conhecida como chá de hibisco, essa linda flor de cor rosa púrpura tem propriedades antioxidantes, combate o envelhecimento das células, auxilia na prevenção de doenças degenerativas e no suporte ao sistema imunológico.

Azedinha

Por ter um sabor acido e intenso, ela é consumida pura, sem nenhum tempero ou cozimento. Apesar de curtir mais os climas amenos, em feiras orgânicas e viveiros especializados em PANCs, essa plantinha já é protagonista e tá sempre presente.

Capuchinha

Apesar de não parecer, essa planta-flor é inteirinha comestível. Suas flores têm um gosto semelhante ao de agrião e são levemente picantes. Muitos chefs usam da sua beleza para finalizar saladas, risotos e massas. Ela é normalmente produzida durante a primavera e o verão.

Dália

Muita gente até aprecia essas plantas em jardins e canteiros, mas o que não imaginam é que ela é inteirinha comestível, seja em uma deliciosa geleia de pétalas ou preparadas a seu desejo que ela deixa um aroma delicioso no seu prato, além de ter uma cor pra lá de bonita.

Beldroegão

Nessa plantinha que normalmente é parte de buquês, as pequenas sementes é que se tornam grãos comestíveis e podem estar presentes em diversos preparos culinários. No Brasil, essa planta é bastante comum, já que nasce espontaneamente, na maioria das vezes em ambientes sombreados, mas vale lembrar que o sol não é um impedimento.

Onde ter dicas de paisagismo e jardinagem?

A Paisagismo São Lourenço te ajuda a plantar o seu sonho, seja ele um grande projeto de paisagismo ou o pequeno jardim da sua casa, o que importa é tornar o seu sonho realidade. Trabalhamos com agilidade e qualidade no fornecimento dos nossos produtos.

Confira o nosso portfólio de plantas e acompanhe nosso Instagram!


Titulo



Deixe Seu Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





© Copyright 2015 Paisagismo São Lourenço - Todos os direitos reservados