Qual é o vaso mais adequado para a sua planta?
 |
admin |
|
|
 |
2, fevereiro de 2022
|
Você já passou pela experiência de comprar uma linda planta e quando a trocou de vaso, ela murchou e perdeu suas folhas? Isso pode ter acontecido por causa do próprio vaso, pois cada planta exige um tipo de vaso adequado para que possa se desenvolver saudável e em um espaço adequado. Cada espécie possui um tamanho, raízes maiores ou menores, e ainda, necessidades distintas.
Se suas plantas estão meio amareladas ou sem vida, acompanhe esse artigo até o final e aprenda um pouco mais sobre o tipo de vaso adequado para que elas se desenvolvam e cresçam bonitas.
Tipos de vasos
Vasos maiores ou menores? De cerâmica, barro, plástico, ou até mesmo, de outros materiais? Quais são os vasos disponíveis no mercado?
Existem diversos tipos de vasos disponíveis para venda. Os mais comuns são:
1 – Cerâmica ou barro
2 – Plástico (mais tradicionais)
3 – Polietileno (novidade no mercado)
4 – Vidro
5 – Porcelana
6 – Pedra
7 – Cimento
8 – Madeira
De qual vaso minha planta precisa?
1 – Se a sua planta for uma espécie que necessita de muitas regas durante o dia, como o Lírio da paz, é recomendável evitar os vasos de barro. Além de ser mais frágil, com o tempo, ele pode ganhar uma coloração esverdeada por conta da umidade excessiva.
2 – Se a sua planta for adequada para ambientes internos, como a orquídea, aposte em vasos de cerâmica. Estes contribuem com a decoração da casa e dão um tom de elegância ao ambiente. Árvores frutíferas de pequeno porte também podem ser plantadas nos vasos de cerâmica.
3 – Já os vasos de plástico são os mais adequados para as plantas que necessitam de mais água. Porém, se ficam muito tempo expostos ao sol, podem ressecar, rachar, e inclusive, prejudicar a planta.
4 – Outro tipo de vaso que vem ganhando os lares brasileiros é o de polietileno. Por ser muito resistente e inclusive possuir proteção contra raios solares, esse tipo de vaso pode ter diversos acabamentos que contribuem com a decoração do ambiente, interno ou externo.
5 – Caso você tenha uma planta aquática, como os alfaces d’água e as flores de lótus, aposte nos vasos de vidro. Eles são ótimos quando o assunto é manter uma temperatura adequada e trazem um toque de sofisticação ao ambiente.
6 – Se suas plantinhas forem suculentas, os vasos de porcelana são ótimas opções. Bonitos e delicados, ajudam as plantas mais frágeis a se desenvolverem melhor e ainda decoram ambientes.
7 – Para plantas de grande porte e ambientes externos, os vasos de pedra são os mais adequados. Muito resistentes, eles levam um aspecto rústico ao local. Por serem pesados, o melhor é manter esse tipo de vaso diretamente no chão.
Gostou das dicas que a Paisagismo São Lourenço preparou para você? Então acompanhe nosso blog e compartilhe com todos os seus amigos que adoram plantas e jardinagem. Todo mês você encontra aqui um artigo exclusivo com dicas valiosas para a saúde das suas plantas e jardim.
Deixe um comentário