Os cuidados com cada estação
 |
admin |
|
|
 |
7, novembro de 2018
|
As plantas reagem de forma diferente em cada época do ano. E para acompanhar a adaptação e o desenvolvimento delas durante cada estação, é preciso tomar alguns cuidados extras no que diz respeito às regas, à quantidade de luz e à fertilização.
Assim como o corpo humano, o metabolismo dos vegetais muda de estação para estação. Na primavera ou no verão, por exemplo, o tempo está mais quente e úmido. E há oferta abundante de água e microorganismos espalhados pelo solo. Com essa riqueza toda, as plantas não têm muito trabalho para realizar sua fotossíntese, fazendo com que sua atividade interna esteja sempre em alta. Por isso, nessas estações, é muito comum ver novas flores e ramos despontando: o desenvolvimento está mais acelerado.
Por outro lado, nas épocas mais frias do ano, o metabolismo cai devido a uma menor incidência de raios ultravioletas. Assim, algumas plantas entram em uma espécie de hibernação: elas investem menos no crescimento para investir mais na reserva de energia. Mas qual o ponto mais importante dessa mudança de comportamento? Em cada situação, é preciso acompanhar o ritmo da sua planta. Ou seja, modificando também a quantidade de água, de luz e de adubo que você oferece para suas mudas.
Claro que existe uma época do ano ideal para cada espécie de planta. Bromélias caem bem no jardim de inverno, enquanto as Camélias esbanjam beleza no tempo seco. Mas no geral, o ideal é fornecer terra mais rica durante os meses mais frios. Assim como oferecer uma frequência maior de regas somente durante os meses mais quentes. Procure deixar os vasinhos mais próximos das janelas nos dias de pouco sol. E não faça podas desnecessárias durante temporadas frias (lembre-se que o metabolismo de crescimento diminui no inverno).
Esse carinho extra que você dedica a elas será essencial para que seu jardim esteja bonito, em qualquer estação do ano. ;O)
Deixe um comentário