A arte das Calatéias
 |
admin |
|
|
 |
25, outubro de 2018
|
Se você já tem um jardim em algum lugar da casa e quer investir em algo diferenciado para decorar os outros ambientes, encontramos uma plantinha que você vai amar: as Calatéias!
Elas são da família Marantaceae (por isso, algumas são classificadas com o nome de Maranta), nativas da América do Sul e Tropical. Diferente de boa parte das plantas, suas folhas são todas desenhadas e de vários formatos e tamanhos. O que vai proporcionar um visual todo inusitado para dentro da sua casa.
A Calathea Fusion White, a Calathea Picturata e a Calathea Zebrina são boas indicações pra começar. Mas há uma infinidade de opções, são mais de 150 espécies de Calatéias! Elas podem ser cultivadas em vasos pequenos ou médios, com solo fértil, rico em matéria orgânica. Certifique-se de preparar uma terra bem drenada e solta.

A Calatéia gosta dos ambientes um pouco mais úmidos, então cuidado para não deixar a terra muito seca (nem encharcada). Três vezes por semana é uma boa frequência para a rega. E apesar de precisar de locais com boa incidência de luz solar, a calatéia prefere ficar à sombra, sem pegar sol diretamente. Os raios diretos podem queimar suas folhas sensíveis, então muita atenção no lugar que vai escolher para ela.
E uma curiosidade: a Calatéia adora se mover. Em algumas espécies, durante o dia, as folhas se esticam para aumentar a captação de luz, enquanto que à noite, elas ficam mais fechadas, como se estivessem recolhidas para dormir. Bacana, não é?
Deixe um comentário