A importância do verde para o clima
 |
admin |
|
|
 |
6, setembro de 2018
|
Sabia que os espaços arborizados contribuem para o equilíbrio climático, a manutenção da umidade do ar e a redução dos casos de doenças respiratórias entre os moradores das cidades?
Investir em áreas onde o verde tem seu espaço, integrando a natureza dentro dos grandes centros urbanos, além de ser uma prática que embeleza a vida nas cidades, traz inúmeros benefícios para a população e para o equilíbrio do microclima na região.
Como sabemos, as plantas ajudam a oxigenar o ambiente e, por isso, atuam em defesa do ar, neutralizando os efeitos da poluição. Respirando um ar mais puro, a incidência de doenças respiratórias nas pessoas e casos de alergias, por exemplo, acabam diminuindo também. Quanto maior for a quantidade de verde, mais difícil é a concentração da poluição.
Mas há ainda um outro benefício “silencioso”: o equilíbrio climático. As plantas absorvem os raios ultra-violeta, transferindo o calor para as folhas, fazendo com que a sensação de temperatura elevada diminua. Em áreas onde há concentração de mudas, como parques, jardins e espaços paisagísticos, é possível obter ainda uma regulação térmica no ar, ajudando a manter o clima úmido através do processo de transpiração (as plantas “canalizam” a água da superfície e “devolvem” pra o ar em forma de gases), evitando assim que haja superaquecimento, ressecamento do ar ou até falta de chuvas.
Mais que uma forma de colorir os ambientes, os espaços verdes trazem inúmeros benefícios para a saúde de todos, tornando-se grandes aliados naturais na preservação do clima, da qualidade do ar e do meio ambiente.
Deixe um comentário